Filtro de Daltonismo

PPG

O propósito desse trabalho visa a garantia da qualidade do ensino, evidenciando a identidade da Unidade Escolar, e tendo como princípios norteadores:

  • Igualdade: de condições para acesso e permanência na escola.
  • Qualidade: a todos tanto a formal ou técnica quanto a política.
  • Gestão democrática: abrangendo as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica. Liberdade: associado à ideia de autonomia.
  • Valorização do magistério: oportunizando a formação, condições de trabalho e remuneração.

Ao reformular o Plano Plurianual de Gestão tem-se um grande desafio, analisar o trabalho executado no ano de 2023 e traçar metas e estratégias para novas e antigas situações problemas, de acordo com o cenário educacional.

Através de questionários no forms, envolvendo os gestores, funcionários, professores e alunos deu seguimento ao processo de formação da identidade da unidade. Levando em consideração as respostas e participação, o objetivo foi verificar quais são os precursores principais para a elaboração de um plano que contemple a realidade, em que a unidade está inserida. Visando sempre a construção das competências (socioemocionais) e habilidades necessárias para complementar, efetivar o processo de ensino-aprendizagem.

PPP

1.INTRODUÇÃO

O projeto político pedagógico da unidade pauta-se em reflexões que valorizam a construção contínua das ações pedagógicas e sociais, de modo que, a ideia principal nunca seja de um projeto acabado e formalizado, mas sim flexível, dialógico com a realidade e necessidades da comunidade escolar, a fim de sempre atender às expectativas, do momento em execução, e com possibilidades de adequações.

Os princípios desse projeto são elaborados com base nas experiências vividas, em consonância com a realidade, e atento a que se deseja alcançar, a curto, médio e longo prazo, ou seja, numa caminhada contínua. Diante disso, faz-se necessário, e deve ser levado em consideração, no processo de ensinar e aprender, as experiências de vida e a realidade percebida por aqueles a quem irá educar, pois pretende-se alcançar a universalização e a socialização do saber, das ciências, das letras, das artes, da política e da técnica. Surge também a possibilidade, de elevar o nível de compreensão da realidade, por parte do educando, incentivando-o a buscar definições, respostas, nas diversas áreas do conhecimento, a qual perceberá, a imensidade de informações que poderá adquirir e colocar em prática.

O indivíduo é visto numa totalidade dinâmica como um ser que integra os aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos. Uma pessoa com condições para a mudança, orientada para ser um sujeito ativo, participativo e autônomo no processo de ensino aprendizagem, de modo, que se deseja continuamente uma escola aberta aos interesses e necessidades do meio circundante, sem perder sua identidade, e resguardar os princípios da filosofia e da ética.

O trabalho para desenvolver as competências socioemocionais, alinhadas à Base Nacional Comum (BNCC) e a parte profissional é fundamental para que o caráter humano seja cada vez mais valorizado, e as culturas, as diferenças e as características individuais sejam respeitadas. Dessa forma, este trabalho contribui para o combate ao bullying, e para a formação integral da pessoa, para conviver em sociedade, exercer sua cidadania, trabalhar em equipe e ser um cidadão digno de seus direitos. Uma pessoa íntegra que possa desempenhar um papel de mudança social e “saber” as atitudes e valores para resolver com autonomia os problemas da vida cotidiana.

O Ensino Médio com itinerários formativos permite um novo modelo de aprendizagem que dialogue com as intensas mudanças pelas quais o mundo está passando, a partir das novas tecnologias e configurações globais.

O foco do itinerário formativo em Linguagens e suas Tecnologias, está na competência na linguagem escrita e na linguagem oral, no desenvolvimento de capacidades intelectuais e expressivas e o interesse em aprender a língua materna e idiomas estrangeiros, preferencialmente o inglês.

No itinerário formativo de Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, além das competências e habilidades citadas, visa estudar o homem do ponto de vista social, cultural e histórico.

No itinerário formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contribuirá para um melhor desenvolvimento de competências e habilidades, presentes no plano de curso, despertando a responsabilidade social e cultural, o compromisso com a sociedade, com o contexto local, de modo que, tenha motivação, autonomia na busca de estratégias variadas, para a resolução de situações-problemas, norteada por uma visão crítico-construtiva, que respeita os valores, e atitudes éticas e ambientais.

As aulas não são restritas às salas de aulas, também ocorrem em espaços diferentes, que contribuem para a realização de aulas práticas e dinâmicas, pois além das disciplinas da BNCC, a parte diversificada permite o desenvolvimento de projetos específicos às áreas de conhecimentos.

O Eixo de Gestão e Negócios, apresenta o Ensino Médio com habilitação profissional de Técnico em Administração, que visa levar aos alunos conhecimentos da área administrativa de uma empresa as aulas são preparadas e ministradas procurando trazer para dentro da sala de aula o ambiente e a rotina administrativa mais próxima ao que encontrarão no mercado de trabalho ao qual estão sendo preparados para atuar. Para tanto, os discentes participam de aulas práticas, com simulações de situações reais, estudos de caso, dinâmicas, pesquisas e outros procedimentos didáticos, além de receberem toda parte teórica dos componentes.

Dentro do ensino médio integrado ao Técnico em Informática para Internet, possuímos laboratórios muito bem equipados com computadores novos e softwares e ferramentas atualizados. O Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet tem foco principal no desenvolvimento Web, com ferramentas específicas de criação, modelagem e programação de Websites. Os alunos desenvolvem também aplicativos para smartphones que rodam em sistemas Android e IOS.

2. OBJETIVOS DA UNIDADE

Nossa escola tem por objetivo:

–  Respeitar as diferenças sociais e culturais.

– Abordar as competências socioemocionais com foco no desenvolvimento humano, de modo que, possa enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional.

–  Promover eventos que incentivem a interação escola/família/comunidade.

–   Utilizar as tecnologias da informação e comunicação para diversificar as estratégicas pedagógicas.

– Propor uma educação humanizadora, que exercite a autonomia, repensando a prática e norteando caminhos para a atuação em diferentes contextos sociais.

–  Realizar parcerias com a família e a comunidade disseminando valores como solidariedade, fraternidade, fé, honestidade e respeito, superando às barreiras do individualismo, e promovendo ações que contribuam para a transformação social do ser humano.

– Elaborar projetos educacionais que incentivam ações de qualificação, uso de tecnologias que priorizam a inserção digital de professores, alunos e comunidade.

– Convidar profissionais e ex-alunos das diversas áreas/segmentos para compartilhar experiências e socializar técnicas que aproximem os alunos da realidade empresarial, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

 – Manter a educação de qualidade e referência na formação do educando do ensino médio e técnico, transformando-o num ser crítico, político, consciente das leis, direitos e deveres que regem a vida privada e pública.

– Oferecer qualificação profissional com aulas motivadoras, que despertem no indivíduo o interesse por desenvolver habilidades, e adquirir conhecimentos que contribuam para o exercício da cidadania.

– Desenvolver projetos que estimulem os alunos a pesquisar, selecionar, analisar, avaliar, executar, e por meio dessas ações, obter resultados que comprovem a eficácia do processo ensino aprendizagem participativo.

3. FORMAÇÃO DOCENTE

A equipe gestora e pedagógica orienta e dialoga constantemente com os coordenadores de curso e professores, para coletar informações das metodologias utilizadas nas aulas.  Sempre visando avaliar os resultados, para que, nas reuniões pedagógicas, e em situações oportunas possam democraticamente, propor adequações, melhorias, dicas, ou até socializações que agregarão nas práticas a serem realizadas.

Os docentes são incentivados a participarem dos cursos ofertados pelo centro de capacitações do Centro Paula Souza, cursos externos de instituições renomadas, fóruns, lives, oficinas que contribuam para a atuação docente diária, nesse momento de tantas inovações e transformações no trabalho educativo. 

A unidade escolar conta com o projeto aula assistida que contribui para a formação docente em serviço, e tendo como proposta a socialização de práticas em reuniões pedagógicas, para reflexões e sugestões, sob a perspectiva de diversos olhares, e além do espaço da sala de aula. O resultado dessa proposta reflete na melhoria do trabalho didático-pedagógico e no processo ensino aprendizagem.

Ainda como formação em serviço a equipe gestora compartilha memorandos, cartilhas, cartazes recebidos pelo Centro Paula Souza, a fim de realizar a leitura e proporcionar diálogos, sobre os diversos assuntos que compõem a rotina escolar. Foi realizado uma reunião pelo Teams com a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral e Sexual (Copams) com a presença dos docentes e servidores administrativos, para abordar de assuntos, fazer orientações e prevenções pertinentes à rotina diária, como também, oportunizar a interação dos participantes com a comissão, para esclarecerem dúvidas.

O Grupo de Supervisão Educacional – Área de Gestão Pedagógica do Centro Paula Souza disponibilizou o Roteiro para Imersão Pedagógica com atividades direcionadas ao trabalho pedagógico (metodologias ativas), à rotina escolar, à inclusão social, que proporcionaram momentos de reflexões, (re)construções e (re)avaliações coletivas entre as diversas áreas do conhecimento, incentivando a participação efetiva da equipe gestora, pedagógica e docente. Tendo como resultado indicadores concretos de acordo com o contexto escolar, ações de melhorias e projetos que serão analisados e colocados em prática. Evidenciando assim, o trabalho em equipe e a formação em serviço.

4.PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CURSOS

No processo ensino aprendizagem são contemplados os aspectos culturais, cognitivos e sociais, para que se possa quantificar, quais os conhecimentos já adquiridos na vida, que servirão como base para nortear e ampliar o método de ensinar e aprender, direcionado no pleno desenvolvimento das bases tecnológicas, competências socioemocionais e habilidades.  Com o uso das tecnologias da informação e comunicação torna-se possível dinamizar as aulas, diversificar as metodologias ativas, correlacionar a teoria/prática com a participação de profissionais das diversas áreas do conhecimento. A concretização dessa dinâmica conta com a participação e ações de toda equipe (gestores, coordenadores, orientação educacional, professores) que em suas funções viabilizam a possibilidade, do espaço de aprendizagem, para ser interativo, participativo, significativo, valorizando assim, a autonomia, a criticidade, a competência, e a responsabilidade, essenciais na atuação e formação dos indivíduos. Diante disso, o professor diariamente, presencia constantes transformações no ato de ensinar e aprender, e passa a ser o mediador dos inúmeros conhecimentos e experiências que servirão, para fortificar a aprendizagem e compor a trajetória do educando, tanto na vida pessoal como profissional.

Os projetos interdisciplinares integram e facilitam a aprendizagem, pois no trabalho com várias disciplinas incentiva-se a adoção de práticas investigativas, que faz com que o aluno, vivencie e participe da relação e ligação entre as diversas áreas do conhecimento. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com as situações problemas, e consequentemente suas resoluções, e por meio dos recursos disponíveis colocar em prática atos de solidariedade em prol das instituições e comunidades carentes.

O desenvolvimento das competências socioemocionais dar-se-á por meio de diálogos coletivos, conversas individuais, mídias sociais, visitas às salas de aulas, textos, vídeos motivacionais, mensagens de apoio e eventos da unidade escolar com profissionais especializados. Sempre visando a efetividade da empatia (colocar-se no lugar do outro), a compreensão de diferentes situações, e a união da comunidade escolar, na busca ativa e o bem-estar de todos.

5. PROPOSTAS PARA A PARTE DIVERSIFICADA

Durante o ano letivo são realizados alguns projetos e ações com metodologias diversificadas que permitem e facilitam o conhecimento e a aprendizagem:

Projetos Solidários – Estes projetos têm como finalidade estruturar mecanismos de ajuda solidária, que buscam beneficiar a sociedade e os alunos envolvidos na sua execução, promovendo o encontro de valores dos envolvidos, desenvolvendo a criatividade e a vivência de valores e a solidariedade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos na sociedade.

Semana Paulo Freire – Visita de alunos egressos relatando como a ETEC marcou minha trajetória acadêmica, as contribuições da ETEC para o meu ingresso no curso superior e como a ETEC foi importante para a conquista de estágio, aprovação em instituições públicas etc. Nesta semana são realizadas atividades abordando a trajetória de Paulo Freire, atividades extracurriculares (feira de livros doados pelos alunos e exposição de quadros/telas confeccionados pelos alunos) produções de textos de diversos gêneros, exposições artísticas, práticas esportivas, e apresentações musicais.


Aniversário da escola – Apresentações artísticas e culturais feita pelos alunos como forma de homenagear nossa escola.


Feira Cultural – Apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos, com orientação de um professor responsável, que tem por objetivo incentivar o aluno a interessar-se pela ciência, pela iniciativa experimental, pelo desenvolvimento da criatividade, estimulando sua aprendizagem e sua capacidade de trabalhar em equipe. É um projeto multidisciplinar, cabendo a participação de todas as áreas disciplinares onde toda a comunidade pode prestigiar o evento.

Dia da Escola-Família – Toda a comunidade escolar é convidada pela equipe gestora e pedagógica, para participar desse dia e vivenciar momentos de interações, para que se sintam acolhidos, nos espaços que a escola oferece. Aconteceu o bazar de livros: através da doação de livros de vários gêneros pelos alunos, professores e servidores administrativos, foi feito um bazar, e com a venda destes por um valor simbólico. A arrecadação do dinheiro foi revertida para os projetos solidários: Dia das Crianças Solidário e Natal solidário. Houve apresentações musicais, pinturas faciais artísticas, técnicas diferenciadas de desenhos (flip chart) e painéis instagramáveis para registro do evento. Neste dia, cada aluno trouxe uma pessoa afetiva (família) para prestigiar o evento e ainda, os alunos que puderam fazer a entrega de uma flor para esta pessoa, ou até mesmo levar para casa, por meio de encomenda realizada pela escola.

Interclasse – é um momento muito esperado pelos alunos, e tem por objetivo incentivar e valorizar a prática de atividades físicas como elemento fundamental para a qualidade de vida dos alunos; Estimular a integração, o convívio social e a cooperação entre os mesmos, desenvolver a prática do trabalho em equipe. São desenvolvidas modalidades coletivas e individuais, nos gêneros masculino e feminino, como: Vôlei, Futsal, Basquete, Cabo de Guerra, Xadrez, Dama, Tênis de Mesa, Pebolim, Badminton, Corrida e Dominó; Esportes Digitais (E-sports); Just Dance; Clash Royale; Fifa.

– Visita de ex-alunos para relatar suas experiências e trajetórias aos discentes.

– Palestras com profissionais de áreas diversificadas, compartilhando conhecimentos e socializando informações com a comunidade escolar.

– Realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) com palestras.

– Realização da SEATEC (Semana Anual Tecnológica) palestras com profissionais das diversas áreas do conhecimento, minicursos e oficinas. Roda de conversa com empresários e profissionais dos diversos setores.

6. INCLUSÃO

A inclusão social é um movimento ético, político e pedagógico que traz a importância de que qualquer indivíduo, independentemente de suas condições físicas e neurológicas, tenha o direito de usufruir do processo de ensino aprendizado (VITOR, VIEIRA E OLIVEIRA, 2017). 

Este processo faz-se de grande importância para qualquer pessoa, visto a importância da investigação existente sobre a relação entre pares e o desenvolvimento de competências sociais, as quais são consideradas como um conjunto de comportamentos apreendidos através de interações sociais, principalmente entre pares (CAMARGO; BOSA, 2009).

Neste sentido, a interação social é considerada como base para a construção do indivíduo e para o desenvolvimento do ser humano (CAMARGO; BOSA, 2009).

Para isto, o processo de inclusão educacional faz com que haja necessidade de reorganizar as escolas, fornecendo condições para que todos tenham a possibilidade de apropriação do conhecimento, dentro de suas possibilidades (VITOR, VIEIRA E OLIVEIRA, 2017).

Assim, formar uma nova geração dentro de um processo educacional inclusivo precisa ser fruto de um exercício diário de cooperação, reconhecimento, convivência, dando valor às diferenças e à natureza móvel de todos nós (MANTOAN, 2015).

7. RECUPERAÇÃO

A recuperação contínua tem a finalidade de resgatar o aluno, desenvolver as competências e habilidades e aprofundar os conhecimentos, realizada de maneiras diversificadas como trabalhos, revisões, pesquisas, experimentos, relatos, resoluções, aula invertida, videoaulas, listas de exercícios, trabalhos coletivos, intervenções e  interações que permitam a assimilação cognitiva do conhecimento e continuidades no estudos, respeitando a individualidade de cada aluno. Cada professor, com sua metodologia e material, busca o envolvimento interpessoal com o educando, para mediar e reduzir as defasagens observadas em seus diagnósticos.

8. PROGRESSÃO PARCIAL

      A progressão parcial não pode ser vista como uma punição, mas como uma oportunidade de aprender melhor, de aprofundar teorias, assimilar conceitos e de diminuir defasagens do conhecimento, além de garantir direitos ao aluno e respeitar a individualidade e o seu tempo de aprendizado. Os documentos pertinentes, Doc30 e Doc31, são preenchidos pelos professores com ações, competências e habilidades, datas e estratégias de desenvolvimento e avaliações; junto às coordenações, estabelecem relações entre e os documentos. Os alunos e responsáveis são comunicados e as atividades são desenvolvidas ao longo do período letivo estabelecido pelo professor, respeitando a agilidade ou a necessidade de cada indivíduo, bem como adaptando ações e abordagens para o desenvolvimento das competências e habilidades. No período remoto foi criado canais de Progressão Parcial, onde os professores anexaram orientações e realizam o acompanhamento das atividades, junto à coordenação e orientação educacional.

9. COMBATE A EVASÃO

No combate à evasão procura-se diversificar as aulas, de acordo com os conteúdos e bases tecnológicas trabalhadas em cada curso, mesclando metodologias e diversificando as abordagens. Procura-se trabalhar, além da sala de aula, em laboratórios, ambientes externos à sala, como: barracão, quadra, cantina e ambientes abertos como a horta. O respeito ao conhecimento prévio do aluno, suas bagagens e a vivência de mundo são de grande importância para os debates e a assimilação de conceitos científicos. Ações como a organização de palestras com profissionais da área de cada curso que possam explanar a realidade do mercado de trabalho e a visita de ex-alunos são pertinentes para que o jovem em formação sinta a importância da permanência e valorização do curso. A indicação de alunos para estágios e trabalhos efetivos em empresas da região também auxiliam no combate à evasão.

A busca e escuta ativas são realizadas por toda a equipe, professores, coordenadores, orientação educacional, coordenadora pedagógica e direção, contatando com os alunos e responsáveis, por diferentes meios de comunicação, oferecendo condições favoráveis e pertinentes ao cumprimento de atividades e recuperações na busca do desenvolvimento de habilidades e das bases tecnológicas. Além da recuperação contínua, há também o oferecimento de recuperações bimestrais e semestrais.

10. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Os professores do componente curricular com a coordenação de curso, orientam e apoiam os alunos em relação às pesquisas necessárias com o público, como também, quais ferramentas e estratégias utilizarem para garantir a exatidão das informações, as quais subsidiarão a parte teórica. São feitas apresentações prévias com a finalidade de uma pré-avaliação.

As apresentações são realizadas em dias pré-estabelecidos, às famílias, aos convidados de outros módulos do mesmo eixo tecnológico, com a participação da equipe gestora, coordenação pedagógica, orientação educacional e professores. A banca examinadora faz as considerações e as sugestões de aplicabilidade das propostas. Concomitantemente a coordenação de curso faz a mediação visando garantir a interação de todos os participantes. Para finalizar é exibido uma homenagem da direção e toda equipe para prestigiar e desejar sucesso aos futuros profissionais.

11. GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio estudantil, parte integrante das instituições auxiliares, sem fins lucrativos, organizado e implantado com apoio da direção é fundamental para representação discente e ajudar na melhoria da qualidade da vida educacional de todos. Contribui para a promoção projetos solidários, ações culturais, esportivas e educacionais, afim de contribuir com a formação ética e cidadã. O Grêmio Estudantil da unidade está ativo e auxilia em diversos eventos.